domingo, 26 de dezembro de 2010

Princípios do Gênesis - Parte I

"Descobrimos o quanto somos fracos e vulneráveis nos momentos em que nos sentimos mais fortes e preparados para lutarmos com nossas próprias forças."

O livro de Gênesis sempre me fascinou. Seja porque as histórias sempre me foram contadas quando criança, seja porque sempre percebi que haviam segredos profundos neste livro da Bíblia.
Esta semana, quero compartilhar alguns princípios que tenho aprendido.
O Primeiro é: Vigiai.

Encontramos no Capítulo 3 a narrativa da tentação e queda do homem.
Algo que sempre me chamou a atenção foi o fato de Eva não ter questionado a Serpente. Ela não se assustou, não percebeu que havia alguma coisa errada.
Enquanto ensinou sobre a Terra, Cristo sempre nos disse para vigiarmos. E quão valiosa lição!

Creio que Eva vivia no conforto total. Sentíasse totalmente em casa; talvez, até mesmo, invulnerável.
Se esquecera de que o Senhor havia dito que a morte os rondava. Eva duvidou. Duvidou que a Palavra lançada continuava firme. Duvidou que Deus fosse cumprir o que havia dito. Duvidou que havia o mal.

Não baixar a guarda. Quando acreditamos que estamos bem; quando nos sentimos confortavelmente colocados em uma determinada posição; quando nos encontramos em um lugar de relativa traquilidade emocional ou espiritual, é preciso ficar atento.


Nosso Inimigo não brinca em serviço. Deus alertou Eva. Deus deu uma ordem a Adão: "Desta árvore não comerás; porque no dia que dela comeres, certamente morrerás". 
Satanás distorceu a verdade da Palavra dita por Deus. Uma verdade proferida em meio de mentiras. Não houve morte física (não instantânea), mas houve morte espiritual. E o destino da humanidade foi selado.

O Senhor nos quer atentos. E confiantes. Não em nós mesmos; não em nossas próprias forças e capacidade. Confiantes no Poder do Espírito de Deus, que habita em nós, e nos prepara para encararmos as dificuldades e tentações do dia-a-dia.
Não há espaço para super-heróis no Reino de Deus. Não há lugar para super-ego. Somente Cristo pode ocupar o primeiro lugar. Somente com os olhos fixos em Deus e o coração atento à Voz do Espírito é que podemos superar as lutas e ciladas que o Inimigo arma contra nós.

Diferentemente de Eva e Adão, que não vigiaram, antes se acostumaram com a presença da Serpente, até que ela os enganasse, sejamos firmes na Presença do Altíssimo, sempre confiantes de que somente dEle vem a nossa Salvação. 
Lembremos que não há bem algum em nós mesmos, mas somente com a Força do Senhor em nós é que podemos ser mais do que vencedores.


Graça e paz vos sejam multiplicados em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário