quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atitudes de Sabedoria

"O sábio anseia por aprender, principalmente observando os erros alheios."


O sábio Rei Salomão, inspirado pelo Espírito de Deus, escreveu: "Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que estava cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado; o que tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução." (Pv. 24:30-32).

Em toda a história, o sábio sempre foi identificado como aquelas pessoas que não paravam de aprender. Pessoas que dedicavam suas vidas ao crescimento emocional e intelectual. A Palavra de Deus, fonte de vida e instrução para nós, é rica em nos ensinar; em suas linhas encontramos uma inesgotável fonte de sabedoria. Entretanto, cabe aos filhos desejar aprender.

Este texto de Provérbios é interessantíssimo. Ele nos aponta o caminho da sabedoria: aprender com os erros alheios. Infelizmente, os filhos de Deus tem se esquecido que a Palavra nos apontará, sempre, o caminho correto a seguir; quais escolhas fazer; que direção tomar. Contudo, muitos filhos não tem cultivado tal princípio. Ao contrário, dizem em seu coração: "escolherei o melhor caminho segundo os meus olhos, e, se não der certo, pelo menos aprendi a lição".

Só que não é assim que o Senhor nos orienta. Devemos estar atentos à voz do Senhor para adquirir orientação no nosso dia-a-dia. Ele nos apontará o caminho correto a seguir, no momento adequado. E o Senhor ainda nos dá o instrumento da observação: os erros alheios são para nós como alertas do céu; devemos estar atentos ao que nos cerca. Lições do cotidiano são aprendidas com amigos e com estranhos. Pessoas que nos cercam ou não podem nos ensinar preciosas verdades, se estivermos atentos.

O sábio, segundo a Palavra, é aquele que consegue aprender e apreender. Ouvir e praticar. Prosseguir no caminho apontado. Devemos, assim como o Rei Salomão, estar sempre com o coração disposto a ser ensinado, nem que seja pelo "preguiçoso" que não cultiva sua terra. E o interessante aqui é que Salomão não foi atrás do preguiçoso para lhe ensinar. Ele simplesmente observou e apreendeu no seu coração uma verdade: não seja como o preguiçoso!

Que o Senhor nos ensine a cultivar a arte do aprendizado. Como filhos obedientes e sedentos por sua Presença, filhos dispostos a serem fiéis, devemos estar sempre atentos para o que o Senhor nos ensinará, seja através de uma lição da Escola Bíblica Dominical, seja através de uma palavra amiga, seja através de um estranho na rua. O Senhor fala conosco de muitas formas, e cabe a nós aprender a escutá-las. Assim, alcançaremos a verdadeira sabedoria, aquela que vem do alto.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário