segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Padrão dos Fiéis - Parte 2

"Andar em retidão é a única maneira de trilhar a vida cristã em sua plenitude."

Da lista de instrução de Paulo, o segundo ponto há ser observado é o procedimento. Quando Cristo andou sobre a Terra, Ele insistia em uma coisa: segui-lO. Isso não implicava em ser parte de um clube exclusivo. Não era ter uma nova doutrina, uma nova religião. Segui-lO era ser como Ele, andar como Ele andou.

E da mesma forma o Apóstolo Paulo instruiu a Timóteo. Sendo um exemplo no procedimento, ele alcançaria aqueles que estavam ao seu redor. E não faria isso por palavras bonitas e rebuscadas; sua vida falaria mais alto, seus atitudes provariam a sua pregação. A vida cristã é muito mais do que ir à igreja; do que cantar no louvor; do que dá o dízimo. A vida cristã não se limita ao culto de domingo. 

Cristo insistia em deixar bem claro aos seus discípulos que o que Ele trazia era uma mudança total de comportamento. Infelizmente, a Igreja de Cristo perdeu este entendimento. Hoje, aqueles que se achegam a Cristo, muitas vezes, querem apenas afagar seu ego ou tranquilizar sua consciência. As pessoas não querem seguir.

Quando Paulo diz a Timóteo para ser um exemplo no procedimento, ele não limitou. Ele não disse faça isso que você se dará bem; fale assim ou ande desta forma que você convencerá àqueles que estão ao seu redor. Paulo alertou a Timóteo que apenas quando ele fosse um exemplo, um padrão em todas as coisas, desde o levantar até o deitar, é que ele poderia alcançar as pessoas ao seu redor.

Ser um padrão no procedimento inclui ter princípios que ninguém mais tem. É andar na contramão. Ser um ponto de referência é dizer não quando todos dizem sim. Negar-se a si mesmo; abdicar de seus próprios sonhos e planos, para agarrar os propósitos eternos. Ser um padrão no procedimento é mais do que andar sem vulgaridade, falar sem palavrões, festejar sem baixarias. Ser um padrão é transmitir Cristo em cada gesto, custe o que custar.

Precisamos nos lembrar disso sempre: para ser filho, é preciso estar disposto a se encaixar integralmente no padrão divino. E esse padrão é muito específico. Não é usar isso ou aquilo. Não é se vestir de longo ou de curto. Não é deixar de cortar o cabelo. Nada disso vale se as atitudes do dia-a-dia não demonstrarem Cristo. Fazer apenas por fazer, andar apenas por andar, não é seguir, não é negar-se a si mesmo.

Que o Senhor nos ensine que quando Jesus veio, Ele veio para nos trazer um padrão, um estilo de vida. Não era apenas um modo de se sentir bem. Não era uma alternativa para o final de semana. Cristo veio nos mostrar o caminho para nos achegarmos ao Pai: Ele mesmo. E apenas andando como Ele andou, em santidade e comunhão, é que poderemos ser um exemplo para aqueles que nos cercam; não um exemplo pela roupa ou cabelo que usamos; mas um exemplo porque nossas atitudes diárias demonstram a presença do Senhor em nossas vidas, porque nossos princípios "batem" com os princípios divinos

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário