domingo, 20 de fevereiro de 2011

Padrão dos Fiéis - Parte 1

"O amor à Palavra nos levará ao intenso desejo de conhecer Deus."

O Apóstolo Paulo, em carta ao seu discípulo Timóteo, assim instruiu-o: "Ninguém despreza a tua mocidade; mas sê o padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (I Timóteo 4:12).
Paulo lista cinco prioridades que Timóteo devia ter em sua vida cristã, pois somente assim, "ele poderia salvar a si mesmo e àqueles que o ouviam" (v. 16). Mas, quais prioridades são essas? Que passos Timóteo deveria observar a fim de dar bons frutos? Em uma lição de cinco partes, descobriremos esse tesouro escondido.

O primeiro ponto há ser observado é a palavra. Quão grandiosa lição! Desde os primórdios, Deus zela por sua palavra. Quando deu a Moisés a Lei, Deus insistiu em dizer ao povo o valor da Palavra. Observando a sua Palavra, o povo alcançaria vida longa e repleta. E esse amor era frequente na vida de homens que entenderam que esta Palavra era fonte de vida, sabedoria e alegria para suas caminhadas. Homens como Josué, Davi, Salomão. 

Vida cristã se conhece, se aprende na Palavra. Vida cristã não se conhece apenas indo à igreja. Não é somente observando líderes ou frequentando cultos. O apego à Palavra é o que deve impulsionar o cristão a desejar conhecer e caminhar segundo o coração do Pai. Como sempre digo, infelizmente a Igreja de Cristo tem perdido esse entendimento. Fala-se muito naquilo que fulano ou cicrano acham. Mas pouco tem se dito sobre o que a Palavra diz.

Cristo deixou muito claro o que veio trazer ao mundo: o caminho, a verdade, a vida. Ele mesmo. E apenas ao nos debruçarmos diante da Palavra é que poderemos compreender a grandeza do amor e da graça do Senhor. Assim como Paulo instruiu a Timóteo, Deus nos instrui hoje: seja um padrão dos fiéis na Palavra. Conheça. Descubra. Tenha fome e sede de mergulhar nos mistérios escondidos. As pérolas do Reino. Os tesouros guardados para aqueles que olham com uma lupa espiritual.

Conhecer o Senhor passa por conhecer a Sua Palavra. Pela Palavra vencemos o mal. Pela Palavra conquistamos vitórias. Pela Palavra aumentamos a nossa fé, pois "a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus" (Romanos 10:17). Na Palavra encontramos respostas para nossas dúvidas e questionamentos. Através da Palavra compreendemos a melhor decisão a tomar. Deus tem respostas. Nossa tarefa é encontrá-las na Palavra.

Que o Pai nos faça compreender a necessidade de amarmos esta Palavra. Fonte de vida e de sabedoria. Eterna verdade. Única certeza. Na Palavra de Deus encontremos as respostas para nosso dia-a-dia. Crescendo no conhecimento da Palavra, alcançaremos aqueles que nos cercam. E, mais do que isso, alcançaremos o coração do Pai.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário