domingo, 16 de janeiro de 2011

A Esperança

"A esperança em Cristo Jesus é o que nos dá a certeza de que podemos fazer nossa alma descansar."

Talvez seja algo que ligue o maior número de pessoas nesta terra. Algo que não precisa ser definido ou conceituado. Algo que é querido e vivido por todos. Esperança. Esperança de um dia melhor. Esperança em meio ao desastre. Esperança de viver.

Para aqueles que não partilham da fé no Nome de Jesus, a Esperança é um desejo ardente de que algo aconteça. E no fundo, é a fé em um milagre, em uma intervenção divina. Aquele que tem esperança julga-se mais forte, mais sonhador, mais vivo.

Mas a Esperança, para nós, os salvos, não se limita. Nossa Esperança é traduzida em expectativa não apenas pelas coisas deste mundo, mas, principalmente, por aqueles que ainda estão por vir. Afinal de contas, se nossa esperança se limita às coisas desta terra, somos os mais miseráveis dos homens (I Co 15:19). O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, definiu três grandes pilares: a fé, a esperança e o amor (I Co 13:13). E não apenas isso, o próprio Jesus é a nossa Esperança (Cl 1:27).

Imagine uma tempestade: ondas revoltas, relâmpagos e trovões; o perigo é iminente. E um pequeno instrumento, cujo peso representa uma pequena fração do peso do navio, é a esperança de todos aqueles que ali estão. Jogada ao mar, a âncora atinge a profundeza do oceano, onde não há vento, não há raios, não há medo. Somente tranquilidade e bonança. Toda a esperança de uma tripulação é depositada em um objeto que vai até o mais profundo onde não há perigo.

Assim é a Esperança. O autor aos Hebreus a definiu como "âncora da nossa alma" (Hb 6:19). Em meio as tribulações da vida, quando o olho do furacão está sobre nós, quando o mar parece nos submergir. A Esperança, Cristo Jesus, é o que nos garante segurança. Porque ela é depositada no mais profundo do nosso ser, em um lugar que nos garantirá chegar ao nosso destino em segurança.

Na Esperança temos o descanso para nossa alma. O descanso que sobre as ondas muitas vezes não temos, mas que sob a tempestade do mar encontra um lugar para nos dar conforto. Quando alcançamos a Esperança em Cristo Jesus como ponto máximo do nosso viver, conseguimos encontrar um lugar seguro onde faremos nossa alma descansar segura dos temores e das pressões do dia-a-dia.

Que o Senhor nos ensine a cada dia a cultivar esta Esperança no mais profundo do nosso ser. Naquele lugar inatingível, onde nada nem ninguém, além do Senhor, pode entrar. Lá encontraremos um lugar para fazer descansar e sossegar a nossa alma, assim como o salmista Davi pode falar: "Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo." (Sl. 131:2).

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário