terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por Amor

"Cristo deu-se sem esperar nada em troca, apenas por amor."

Quando, no plano eterno, Deus decidiu criar o homem, havia uma face do seu caráter que sobressaía: o amor. Deus simplesmente amou e por isso deu. Não amou e exigiu. Não amou e pediu algo em troca. Somente amou. E amou e deu.

Tenho experimentado nos últimos dias duas grandes faces de uma mesma verdade. De um lado, começo a perceber que tudo que podemos fazer, devemos fazer simplesmente porque amamos. Amamos o próximo, amamos ser úteis ao Reino, e somente isso. Não dá para esperar que as pessoas ao nosso redor se comportem como nós esperamos que elas façam. Explico melhor.

Certa vez escrevi que pessoas não são quem acreditamos que elas sejam; pessoas são quem elas realmente são. Não há como depositar grandes expectativas. É melhor se surpreender do que se decepcionar. Muitas vezes acreditamos que as pessoas agirão para conosco da mesma forma que nós nos comportaríamos para com elas. E na maioria das vezes nos decepcionamos, porque elas não são quem pensamos que sejam; elas são quem realmente são.

Por isso o amor deve sempre prevalecer. Quando fazemos, devemos fazer como o próprio Deus fez, agir sem esperar nada em troca. Porque o amor não é mesquinho; e não sei porque as pessoas insistem em "negociar" com Deus. Fazem tudo esperando em troca receber algo. Como se Deus fosse apenas uma máquina de refrigerantes celestes! Relacionamento com Deus é relacionamento, não visita inconveniente!

Mas não apenas isso. Tenho aprendido nos últimos dias o quanto muitas vezes teremos que nos doar quando queríamos receber. Às vezes, quando acreditamos que precisamos de um ombro amigo, aquele amigo é quem estará precisando de nós. E como nessas horas encontramos forças para oferecermos o nosso melhor, mesmo que não estejamos no nosso melhor dia. E tudo isso será por amor.

O amor é sublime. O amor não é limitado a nossas próprias necessidades. O amor requer doação. O amor não é sentimento, o amor é atitude! É mais do que simplesmente sentir, estar. É fazer, é agir, é ir até onde o necessitado se encontra. E voltamos novamente a II Coríntios 13:13: "Agora, pois, permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior destes é o amor.". A fé e a esperança um dia não serão mais necessárias, porque veremos o Pai como Ele é, e assim como Cristo é, nós o seremos. Mas o amor permanecerá, porque seremos amados e amaremos eternamente.

Minha petição hoje é a mesma do Apóstolo Paulo: "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim, habite Cristo em vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." (Ef 3:14-19).

Graça e paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário