quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Virtude dos Filhos: Sê Paciente

"Deus jamais se esquece das suas promessas."

A Palavra nos exorta a buscarmos várias virtudes; características dos verdadeiros seguidores do Caminho.
A segunda que desejo destacar é: Sê Paciente.

A Palavra nos apresenta a paciência como grande atributo da personalidade. Por várias vezes, encontramos referências à paciência de Deus (Is. 48:9; Nm 14:18; Rm 9:22; Rm 15:5), à paciência como virtude do justo (Pv 15:18; 16:32; 19:11; Ec 7:8), e ainda como virtude a ser praticada pelo cristão (Rm 5:4; II Pe 1:6.; Rm 8:5; Tg 1:3,4; 5:7,10). Mas, o que eu mais gosto, é como a Palavra por vezes parece redundante ao dizer que devemos "esperar com paciência" (Sl 37:7; 40:1; Is 38:13; Hb 6:15).

Há um segredo na paciência. Ela exige prática e concentração. Não é fácil esperar. Não é típico do ser humano submeter-se ao tempo sem ter, precisamente, a duração da espera. Mas Deus deseja que seus filhos saibam esperar; e não apenas esperar, mas descansar.

Ora, se já esperamos, não seria preciso falar em esperar com paciência. Ou seria? O "esperar com paciência" diz da disposição de descansar, confiando na bondade e no amor do Pai. Há quem espere impacientemente. Reclama, tenta dar seus jeitinhos, vive contando minuciosamente dias e minutos como se o Eterno estivesse atrasado. Embora esteja esperando algo acontecer, não está realmente esperando em Deus, descansando na sua promessa e sendo paciente.

A paciência é virtude de nobres. Aqueles que alcançam a excelência da paciência sabem que Deus não falha, não chega atrasado, não erra de porta ou de calendário. O filho que aprende a paciência aprende a fazer sua alma descansar, sabe fazer a sua alma acalmar-se à espera da realização das promessas do Pai.

Precisamos, desesperadamente, aprender a paciência, pois, somente assim, aguardaremos, confiantes, as promessas do Pai para nossas vidas.
Que o Senhor nos ensine e nos molde à luz do Seu caráter, incutindo em nós a maravilhosa virtude da paciência.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário