terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Palavras, atos, hábitos

"Gestos dizem mais do que palavras, hábitos falam mais alto do que atos."

Sempre se diz que "um gesto fala mais alto do que mil palavras". Verdade. Verdade? Verdade incompleta. É verdade que atitudes inesperadas, gestos de bondade e amor, muitas vezes tocam mais profundo, expressam com mais exatidão sentimentos do que apenas palavras, muitas vezes simplesmente jogadas ao vento.

Mas acabei descobrindo que algo fala mais do que atos, gestos: os hábitos. A Palavra de Deus sempre nos incentiva a buscar qualidades e virtudes para fazê-las crescer em nosso caráter, incorporando-as ao nosso proceder de modo que sejamos por elas definidos.

Tenho percebido que, infelizmente, as pessoas, sobretudo aqueles que se dizem "crentes" acabam comportando-se de maneira hipócrita. Muitos apenas vivem de palavras; falam que são, que fazem, que tem, mas, no fundo, são como a palha, não servem para muita coisa. Outros, não ficam apenas nas palavras; de vez em quando, resolvem agir, fazer boas ações, praticar obras de caridade. Infelizmente, na maioria das vezes esses atos são apenas para se mostrar "bom", "caridoso", "amável", fazer-se reconhecido perante os homens. E apenas perante os homens.

Mas existe algo mais profundo. Pessoas que são definidas pelo que são, e não pelo que fazem ou dizem. Filhos que se espelham no Pai Celeste e permitem-se ser submetido a um tratamento divino de choque até que o caráter de Cristo seja impregnado em seu caráter. Hábitos, atitudes constantes, definem uma pessoa. Não é o muito falar ou o pouco agir. Não são as palavras bonitas ditas para impressionar ou os atos de boa vontade praticados à luz do dia a fim de receber reconhecimento. Apenas hábitos definem uma pessoa.

O objetivo do Pai é que seus filhos compreendam que "seguir a Cristo" não envolve apenas falatório ou boas obras. Não é o fato de ir para a igreja todo domingo ou dar o dízimo todo mês. Não é falar "eu sou crente". Não é participar de campanhas. Nada disso importará se o caráter de Cristo não for impregnado no caráter do filho. Cristo vem buscar uma noiva pura, santa, imaculada, e, sobretudo, verdadeira. Que vive a Verdade, que se define como "luz do mundo e sal da terra". Cristo não vem buscar atores que encenam vida cristã. O Noivo vem resgatar uma noiva madura, compremetida com a Verdade e com a Justiça.

Que o Espírito Santo de Deus faça nascer em nosso coração um desejo profundo por ser transformado à luz da Palavra, para que o caráter e a beleza de Cristo seja vista em cada um de nós, filhos do Pai, e que vivamos não apenas de belas palavras ou de boas obras, mas que sejamos tudo aquilo que o Pai deseja para nós.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário