quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O homem de quem Deus decidiu não se separar

"Andar com Deus é estar disposto a ser somente dEle."

Houve um homem que foi definido por uma única característica: ele andou com Deus.
Em toda a Bíblia só há cinco versículos sobre sua vida (Gn 5: 21-24 e Hb 11:5), mas sua história ultrapassou os limites do entendimento.
Seu nome era Enoque, filho de Jerede, pai de Matusalém. Dele somente sabemos a genealogia e seu estilo de vida.

Um dia, aos 365 anos de idade, Enoque foi visto pela última vez, e nunca mais. A Palavra diz que "andou Enoque com Deus e já não era, porquanto Deus o tomou para si".
Não sabemos o que ele fez, quem ele era, como agia. Mas sabemos que seu andar agradou tanto o coração do Pai, que Deus, em sua infinitude, decidiu tê-lo para si.

O autor aos Hebreus nos dá uma dica: antes de ser tomado, "obteve testemunho de haver agradado a Deus". Um homem de quem pouco se diz mas de quem muito se aprende. 
Não acredito que hoje aconteceria o mesmo, até porque, em toda a história, apenas dois homens não viram a morte (Enoque e Elias), porque Deus, com certeza, tinha planos específicos (Ap 11:3). Mas podemos tirar lições de sua vida.

Infelizmente, nos dias de hoje, a Igreja tem se corrompido. São como os fariseus da época de Cristo, que guardavam apenas letras mortas, mas seus corações estavam distantes do Senhor. Inevitavelmente vemos a cada dia crescer os absurdos da fé, em nome de um evangelho que insistem em chamá-lo de O Evangelho de Cristo.

Andar com Deus exige dedicação. Como eu disse, é estar disposto a ser somente dEle. Deus não divide Sua Glória com mais ninguém. Ser dEle é não ser de nenhum outro. O Pai procura por filhos e não aceita dividir a paternidade. É chegado um tempo em que teremos que tomar duras decisões. Andar com Deus, seguir a Cristo requererá uma renúncia muito maior do que vemos hoje. Um tempo em que será necessário confrontar líderes religiosos que estão dentro das próprias igrejas e infringir leis erigidas por homens cujo coração estão sob o controle do maligno.

Andar com Deus é preferir seus princípios e suas verdades, mesmo que tenhamos que enfrentar as consequências. Enoque não pensou nos filhos ou na esposa. Enoque não se preocupou com a vinha ou com a lavoura. Quando Deus o tomou para si ele não questionou se era aquele o melhor momento. Ele simplesmente continuou andando com Deus. Creio que Enoque chegou a um ponto na intimidade que Deus já não poderia permitir que ele voltasse à sua vida na terra. Seus olhos viram tamanha magnitude que Deus não permitiu que voltasse a ver corrupção.

Que a história deste homem, definido apenas como "o homem que andou com Deus", seja para nós um grande exemplo. Que compreendamos que andar com Deus exige renúncia e dedicação exclusiva. Que nosso coração esteja sempre disposto a ser somente dEle e não se permita corromper pelos caminhos dos fariseus.

Graça e Paz vos sejam multiplicados em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário