quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Virtude dos Filhos: Sê Bom

"Ao fazer o bem ao próximo estamos fazendo o bem a nós mesmos."

Um dos maiores atributos de Deus exaltado na Palavra é a bondade. É dito "Deus é bom" ou "a bondade do Senhor" por diversas vezes. A bondade define o caráter do Eterno. E não poderia ser diferente com os filhos.

Tenho descoberto o quanto fazer o que é bom ao próximo faz bem a alma. Ajudar o idoso, orientar o turista, segurar a mão da criança. Pequenos gestos que fazem a diferença e moldam em nosso interior uma realidade: fazer o bem é se fazer bem.

Gosto de dizer que a bondade é egoísta. Não é fazer o bem para se sentir bem, para ser visto ou reconhecido. É fazer o bem por fazer, porque a bondade está impregnada em seu caráter. Ao praticar a bondade é inevitável a sensação de bem-estar, o sentimento de dever cumprido.

No livro de Provérbios encontramos o seguinte versículo: "O homem bondoso faz bem a sua própria alma" (Pv. 11:17, a). Quão grandiosa verdade! Não é a toa que Cristo disse que é melhor dar do que receber. Dar, dar-se ao próximo faz mais bem ao que dá do que ao que recebe. Quem recebe é grato, quem dá se sente completo.

Precisamos aprender a ser bom pelo simples fato de que Deus é bom e que devemos imitá-lo. Ser bom é ser para o outro tudo aquilo que gostaríamos que o outro fosse para nós. Não é fazer para ser perante os outros, é para simplesmente ser bom perante os olhos do Pai. E, no fundo, os maiores beneficiados seremos nós mesmos. Por isso gosto de dizer que ser bom, no fundo, é ser egoísta.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário