sábado, 1 de janeiro de 2011

Princípios do Gênesis - Parte IV

"O Senhor se atenta muito mais ao nosso coração do que à oferta de nossas mãos."

Caim e Abel. Irmãos. Um lavrador, outro pecuarista. Duas ofertas. Um assassino, outro vítima.
Há um grande princípio na narrativa do primeiro homicídio da história da humanidade. Uma verdade escondida que muitos costumam passar por cima.
Quarto Princípio: Deus sonda corações.

Era um dia comum. Tarefas já há muito conhecidas pelos dois irmãos. Um saía à lavoura para cuidar, regar e colher frutas, hortaliças, verduras. Tudo que a terra produzia estava ao seu alcance. Sua colheita devia ser farta.
O outro irmão, mais achegado aos animais, cuidava de seu rebanho. Ovelhas e carneiros eram seus preferidos. Era necessário guiá-los aos pastos e aos ribeiros de águas. Dele dependiam sempre.

Um dia, ambos decidiram honrar a Deus com ofertas. Caim deu do que tinha: do fruto da terra levou ao Senhor uma oferenda. E do mesmo modo procedeu Abel: do mais viçoso de seus animais levantou uma oferta ao Senhor Deus.
A partir daí, há um divisor de águas. Deus atentou para Abel e a sua oferta, mas para Caim e sua oferta Deus não se atentou.
Perceberam? Há um erro muito comum em acreditar que Deus rejeitou a oferta de Caim, quando, na verdade, Deus rejeitou o coração de Caim.

Não foi porque Abel deu ovelha e Caim deu verduras que Deus gostou mais de um do que de outro. Não eram as profissões. Não foram as ofertas. Não foi a quantidade ou a qualidade. 
Deus viu o coração. A intenção. O proceder diante dele. 
A grande verdade, o Princípio dos Céus embutido nesta triste história é que Deus não vê como o homem vê, Deus vê o coração. Reais intenções. Desejos secretos. Ambições escondidas. Não é o que damos, mas como damos. Não é o valor ou a quantidade. Não é orar nas praças, descair o semblante ao jejuar, não é dar esmolas. Cristo nos advertiu que tudo isso é buscar recompensa apenas perante os homens. Deus vê o coração. O Eterno sonda a alma e o espírito, em busca da verdadeira motivação.

Deus procura corações que O busquem por amor. Amor não aos bens, não ao que Ele pode dar. Deus deseja filhos que o amem simplesmente por amar. Porque entendem, em seu espírito, que Ele é Vida, somente nEle há esperança. Filhos que o amem por tudo que Ele é, não apenas por aquilo que Ele faz.
Não é porque levamos gordas ofertas, não é porque realizamos "grandes obras", não é porque somos bonzinhos o ano todo que Ele se atentará para nossa oferta. Ele se voltará para um coração sincero diante dEle, um espírito contrito, uma alma apaixonada. Ele busca por filhos que ofertem suas vidas antes de ofertarem seu tempo ou dinheiro. 

Que aprendamos a oferecer ao Senhor mais do que nosso dinheiro, nosso tempo na igreja, nossas boas obras. Antes de tudo, antes de mais nada, ofertemos nossos corações contritos, nosso espírito quebrantado, nossa alma sedenta da Sua presença. Que sejamos íntegros e justos diante dEle, e não apenas aos olhos dos homens. Assim, alcançaremos, confiantes, a graça diante dos olhos do Pai.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário