terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ouvidos para ouvir

"Estejamos sempre prontos para ouvir: as promessas de bençãos e as palavras de repreensão".

O Rei Salomão, em seu livro de Provérbios, cultivava, sobretudo, a busca pela sabedoria e a disciplina no tempo certo, a ponto de dizer que "mais fundo entra a repreensão no sábio do que cem açoites no insensato" (Pv. 17:10). Assim como a um filho, Deus quer nos ensinar o caminho da sabedoria, mesmo que isso tenha que passar pela disciplina. A questão é que nós nem sempre estamos dispostos a ouvir a repreensão divina.

Muitas vezes nos comportamos como filhos mimados, que se esparramam no chão fazendo birra no meio do supermercado. E não gostamos de ser repreendidos. Hoje, a Igreja de Cristo tornou-se imatura e infantil. Pregações e músicas que afagam o ego são constantemente consideradas como "uma benção". Ninguém aguenta ouvir uma palavra mais dura.

Em João 6, encontramos uma passagem muito interessante. Após a multiplicação dos pães, Jesus retira-se com seus discípulos. Quando chega ao outro lado, aqueles que se alimentaram lá estavam, querendo que Jesus, outra vez, providenciasse alimentos para eles. Vendo isto, Jesus passa a discorrer acerca do verdadeiro "Pão que desceu dos céus", e isto escandaliza muitos daqueles que O ouviam, o que os leva a abandonarem o Senhor. 

Em toda a história da humanidade, percebemos que o ser-humano não gosta de ser repreendido, não gosta de que outro lhe aponte o erro. Normalmente considera aquele que lhe repreende como autoritário e dominador. E, infelizmente, os filhos de Deus tem agido da mesma forma. 

Ao invés de perceberem a bondade e o amor do Pai por detrás de cada palavra de exortação, preferem acreditar que aquelas palavras não vem dEle. Por isso preferem palavras que massageiam o ego e continuam a mantê-las imaturas, do que palavras de disciplina que as farão crescer e amadurecer.

Mas o autor aos Hebreus, nos revela uma dura verdade: "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos" (Hb 12:7-8). Deus não tem meio termo; Ele não passa a mão na cabeça de ninguém; não esconde os erros de seus filhos, antes, corrige-os com amor. Aquele que não enfrenta a disciplina, bem como aquele que não se submete à correção não pode ser considerado filho, mas um intruso! Isso é o que a Palavra diz! 

Que o Senhor nos ensine a ouvir. Ouvir a Sua Voz em todo o tempo. Sejam palavras de ânimo, sejam palavras de repreensão, estejamos atentos à Sua Voz, pois, somente assim, cresceremos e seremos tudo aquilo que Ele deseja que nós sejamos: filhos sábios, maduros e, sobretudo, disciplinados. Que a cada dia nosso coração se disponha a ser por Ele moldado e ensinado, mesmo que isso custe algumas varadinhas!

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário