quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Virtude dos Filhos: Sê Sábio

"É demonstração de Sabedoria aprender a falar o necessário e a quem se deve."

Talvez tenha havido um concurso nos Céus para dar nome ao livro de Provérbios. Obviamente, o nome "Provérbios de Salomão" ganhou, mas talvez o segundo lugar tenha sido "O Livro da Sabedoria".
A Palavra nos orienta a buscarmos várias qualidades. A primeira que desejo destacar é: Sê sábio.

É certo que já se chegou à conclusão de que inteligência e sabedoria são coisas diferentes entre si. Inteligência é característica da mente, do intelecto. É capacidade adquirida pelo treino. Pode ser emocional, social, intelectual, mas tudo é inteligência.
Sabedoria não. Ela não está à disposição em livros. Não se adquire frequentando cursos de graduação. Sabedoria é dádiva divina. Encontramos a sabedoria não na mente, mas no coração.

Ser sábio. Não é ser letrado. Não é ter uma profissão que exige vasto conhecimento. Não é poder fazer cálculos aritméticos avançados. Ser sábio é saber viver a vida com ponderação. É saber pensar antes de falar. É falar sempre que necessário mas apenas o necessário. É saber não desperdiçar o tempo, seu próprio e o alheio. É saber investir nas pessoas e não apenas nas coisas. É saber valorizar a vida antes dos bens. Ser sábio é reconhecer que apenas a mente perfeita do Criador seria capaz de criar tantas belezas preocupando-se com o bem-estar do ser humano.

Mas a Palavra de Deus vai além. Em várias passagens, o apóstolo Paulo nos ensina que a "sabedoria dos homens é loucura diante de Deus". A sabedoria que vem do alto vai além de regras de boa vizinhança. A sabedoria do alto nos impulsiona a conhecer os mistérios e segredos da Palavra do Eterno. É desejo do Senhor que não apenas aprendamos a dominar a língua, a viver com mansidão e singeleza, a valorizar as pessoas e investir tempo naquilo que é bom. É desejo do Senhor que aprendamos a amar o Reino, a servir como Cristo serviu, a andar em santificação diante dEle.

A sabedoria do alto nos ensina que tudo aquilo que é importante para o mundo não significa nada diante da grandeza do Senhor. E ainda tem mais, Salomão, por diversas vezes, disse que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria"; logo, é possível afirmar que é sábio, verdadeiramente sábio, aquele que teme o Senhor, que honra o Deus da nossa Salvação.

Que as lições de Tiago sejam nossa grande aprendizagem: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5); Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17). Que o Senhor nos ensine a andar pelo Caminho, submissos à Palavra, atentos às orientações do Espírito Santo, crescendo na graça e na sabedoria do Senhor.

Graça e Paz vos sejam multiplicadas em Cristo Jesus, e sabedoria do alto seja derramado sobre vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário